terça-feira, 29 de agosto de 2017

Licitação vai definir instalação de restaurante no Parque Estadual do Ibitipoca

Pregão será presencial e vai ocorrer no dia 31 de agosto, às 9h, no auditório do parque. Chamamento público foi publicado no Diário Oficial Minas Gerais em 18 de agosto

Na próxima quinta-feira (31/8), será realizado o pregão presencial do chamamento público do Instituto Estadual de Florestas, para licitação de instalação e exploração de restaurante e lanchonete do Parque Estadual do Ibitipoca, localizado no distrito de Conceição de Ibitipoca, município de Lima Duarte, no Território Mata do estado.
O pregão terá início às 9h, no auditório do parque. Poderão participar do processo licitatório pessoas jurídicas legalmente autorizadas a atuarem no ramo de objeto da licitação e que atendam a todas as exigências contidas no edital. Os interessados deverão entregar a proposta comercial e a documentação para o pregoeiro dentro de envelopes, no dia da reunião.
A área a ser explorada está totalmente montada e estruturada. Ela é formada por: lanchonete e restaurante compostos por uma área total 132m², quatro quiosques que somam 75m² e quatro banheiros com uma área de 134m², totalizando 341 m². As instalações e montagem do espaço a ser explorado e demais equipamentos que se fizerem necessários ficarão por conta da empresa contratada.
A proposta vencedora será a que ofertar o maior valor de pagamento mensal, referente à exploração comercial da área. O valor para a concessão do de uso de área para instalação e exploração de lanchonete não poderá ser inferior a R$ 4.866,67 por mês.
Após abertura dos envelopes as propostas serão analisadas, verificando o atendimento a todas as especificações e condições estabelecidas no edital e seus anexos, sendo imediatamente desclassificadas aquelas que estiverem em desacordo com as normas do edital.
O contrato vigorará pelo prazo de um ano, contado da data de sua publicação, podendo ser prorrogado, a critério exclusivo do contratante, por sucessivos períodos até o limite máximo de cinco anos. Os valores contratados não sofrerão reajustes durante o período de 12 meses. No caso de prorrogação, o valor do contrato poderá será reajustado anualmente, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O parque
O Parque Estadual do Ibitipoca é a unidade de conservação mais visitada do Estado de Minas Gerais, com turistas nacionais e estrangeiros. Durante o ano de 2016 a unidade de conservação recebeu 89.063 visitantes, com uma média de público de 7.421 pessoas por mês, sendo que aproximadamente 5% eram turistas estrangeiros.
A reserva ambiental ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.

Patrimônio natural
A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos do Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.
A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem também os macacos barbado, sauá (sagui), o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. Dentre os anfíbios encontra-se uma espécie de perereca, a "Hyla de Ibitipoca", que foi identificada pela primeira vez na região.
Diversas espécies da flora são encontradas na unidade de conservação como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do parque.

Crédito (foto): Evandro Rodney
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Semad – Telefone (31) 3915-1845 /1847

Acesse as redes sociais oficiais do Governo MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário